segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vascaínos, curtam o ano de 2012

 Todos tem a esperança de que o ano que está chegando seja igual ou melhor do que o que está acabando para o nosso Gigante da Colina. Não se pode afirmar muita coisa, o destino é quem vai dizer, mas posso lhes adiantar um pedido: curtam o ano de 2012.

 O ano que está vindo provavelmente será a última oportunidade que teremos para ver os nossos eternos ídolos Juninho Pernambucano e Felipe atuando juntos. Também pode ser o último ano do mito Dedé no cruzmaltino antes de ir jogar na Europa, sem contar que no nosso elenco temos jovens jogadores que podem se consagrar ídolos da torcida vascaína no ano de 2012, como é o caso do Bernardo, Allan, Fellipe Bastos e o zagueiro Douglas, que já mostrou serviço e também ser muito melhor que o "titular" Renato Silva.

 E claro, pode ser a chance de jogadores que fizeram uma temporada boa em 2011 continuarem trilhando os seus caminhos para a idolatria da torcida cruzmaltina como o Fernando Prass, Fagner, Diego Souza, Rômulo, Eder Luís e Alecsandro.

 Apenas se lamenta a saída do Rodrigo Caetano, mas sinceramente, o Vasco é muito maior que este ser humano e neste ano de conquistas não há espaços para chorar a saída de uma pessoa que não entra em campo com a cruz de malta no peito.

 Saudações Vascaínas.

 João Pedro Sousa.

 FELIZ 2012!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Parabéns Professor

 Não sei se hoje vai ser o aniversário mais festejado da vida de Ricardo Gomes como o jornalista Claudio Fernandez e toda a torcida vascaína gostaria que fosse, mas posso lhes garantir que o nosso Professor está realizado. O ano de 2011 para ele foi maravilhoso, conseguiu a realização profissional e sua vida pessoal e familiar parece estar indo muito bem.

 A equipe do Blog Central Cruzmaltina lhe deseja um feliz aniversário e que todos os seus sonhos se realizem pois você merece. E obrigado por tudo o que fez na Colina durante a sua, até agora, "pequena passsagem" pelo cruzmaltino. O comandante colocou ordem na casa e conseguiu levar o time a final da Taça Rio e ao título da Copa do Brasil, sem contar, é claro a excelente participação do Vasco no Brasileiro.

 OBRIGADO POR TUDO PROFESSOR, UM FELIZ ANIVERSÁRIO!

 Saudações Vascaínas.

  João Pedro Sousa.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Renova Reizinho

 A discussão sobre a renovação de Juninho Pernambucano tem sido um dos principais assuntos nas comunidades do Vasco no Orkut e nos grupos relacionados ao cruzmaltino no Facebook. Os comentários estão bem divididos e me parece que uma pequena maioria prefere a renovação do nosso eterno camisa 8.

 Quem defende que Juninho não renove, apresenta como argumento o fato de depois de sua volta, não ter sido o mesmo jogador de dez anos atrás, que fica tocando a bola de um lado para o outro, sem contar que o pé do Reizinho parece não estar muito calibrado e ultimamente as faltas e escanteios cobrados pelo Bernardo tem levado mais perigo do que os cobrados por ele. Dizem até que ele deve parar para preservar a sua imagem como ídolo da torcida vascaína, já prevendo que se ele renovar, não vai fazer uma boa temporada em 2012.

 Juninho pode não ter jogado tanto assim depois do seu retorno, mas a sua presença entre os jogadores é muito importante e será ainda mais no ano de 2012, principalmente na disputa da Libertadores da América, o campeonato que consagrou o meia. Até concordo com fato de o time ficar mais lento quando Juninho e Felipe jogam juntos e realmente, fica mais lento. A principal alternativa parece ser deixar um dos dois no banco e colocá-lo no intervalo ou no decorrer do segundo tempo para dar mais gás ao time sem qualquer tipo de perda na parte técnica.

 É por essas e outras que eu acho uma tolice dizer que renovar com o Reizinho não vai valer a pena. Até respeito quem discorda, mas a minha opinião é de que ainda falta para Juninho Pernambucano escrever mais uma página da sua história o Gigante da Colina.

  Saudações Vascaínas.

  João Pedro Sousa.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Enquete encerrada

 Chegou ao fim a segunda enquete do Blog Central Cruzmaltina, que perguntava qual foi o jogador que mais se destacou no ano de 2011.

 O vencedor da enquete foi Dedé com 30 votos, seguido por Bernardo com 22. Em terceiro ficou o melhor meia-direita do Campeonato Brasileiro, Diego Souza com 13 votos e em quarto, o goleiro Fernando Prass com 11. 

 Para não perder tempo, a equipe do blog já criou uma enquete nova que faz a seguinte pergunta: "Qual foi o reserva mais importante do ano, no elenco cruzmaltino?". 

 No ano de 2011, o Vasco teve um elenco, sim, um elenco, o que fez com que o time conseguisse jogar duas competições simultaneamente no final do ano. Por isso a pertinência da pergunta.

 Saudações Vascaínas.

 João Pedro Sousa.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Seleção vascaína

 Comprovando o que já parecia óbvio, a maioria dos jogadores escolhidos ontem na premiação para a seleção do campeonato são jogadores do Vasco. O prêmio foi justo, o cruzmaltino realmente teve os melhores jogadores da competição, não a venceu por causa da arbitragem e também por causa da "Dedépendência".

 Análisando jogador por jogador, pode-se dizer que a escolha do Fagner foi justa, ele realmente foi o melhor lateral direito, e deve metade do prêmio ao Eder Luís devido a facilidade com que os dois tabelavam no lado direito do campo. Quanto ao prêmio do Dedé, não precisa se falar nada, um monstro, apenas resta lamentar o fato de ele não ter sido escolhido o craque do campeonato, mereceu mais que o Neymar, que também jogou bem, mas foi poupado várias vezes devido a preparação do Santos para o Mundial Interclubes. Diego Souza fez um ótimo campeonato, porém, o próprio deve saber que poderia fazer melhor, mas a escolha foi sensata e justa também. Ricardo Gomes e Cristóvão Borges mereceram ser escolhidos a dupla de melhores técnicos. Tite fez um bom trabalho, mas os dois deram um exemplo de como se "educar" um elenco nesse ano. Parabéns também a Rômulo e Fernando Prass por terem ficado em segundo lugar nas suas posições. O Rômulo merecia estar na seleção, mas vocês sabem que a CBF não ia deixar a equipe do Corinthians ficar com apenas um representante na seleção do Campeonato né?

 Ano que vem pode ser a vez de jovens jogadores com o Allan, Fellipe Bastos e Bernardo. Fica a torcida para que os três se empenhem para conseguir esse prêmio.

 Parabéns aos escolhidos e a todo o elenco do Vasco da Gama, que encheu o torcedor de orgulho em 2011 com a sua raça e o seu espírito vencedor.

 Saudações Vascaínas.

 João Pedro Sousa.